sábado, 20 de março de 2021

 

O SERTÃO É A NOSSA MARAVILHA, EU AMO SER UM FILHO DO SERTÃO.

                         I

Na vida sou um privilegiado

Por que foi no Sertão onde nasci

Um lugar que eu nunca esqueci

Do Sertão eu me sinto abraçado

Aqui eu já estou acostumado

Com todos costumes da região

Passando para a nova geração

Herança fica para minha filha

O Sertão é a nossa maravilha

Eu amo ser um filho do Sertão.

                        II

Eu moro no Sertão desde menino

No inverno eu olhava o roçado

No sítio sentindo cheiro do gado

Brincava brincadeira de traquino

Jogava pedra para tirar fino

Pois tudo era nossa diversão

Brincava de peteca e de peão

Brincadeira que a gente compartilha

O Sertão é a nossa maravilha

Eu amo ser um filho do Sertão.

                      III

No Sertão canta o galo de campina

Canário, asa branca e sabiá

Galinha com medo do carcará

Gavião que é ave de rapina

O Sertão tem lição que nos ensina

Exemplo é o ronco do trovão

Sem ouvir o piar de um carão

Sabemos inverno chega na trilha

O Sertão é a nossa maravilha

Eu amo ser um filho do Sertão.

                        IV

O feijão verde com arroz da terra

Galinha caipira para quem pode

Almoço comer buchada de bode

O tatu gordo bem no pé da serra

No chiqueiro onde o carneiro berra

Pedindo pela sua refeição

No galho da jurema o câm cão

No curral urra a vaca e a novilha

O Sertão é a nossa maravilha

Eu amo ser um filho do Sertão.

                      V

Natural do Sertão é o forró

Música totalmente original

O xote é o foco principal

Da festa onde ninguém dança só

Sem uso de longo ou paletó

Forma-se então nossa diversão

No local tem claro do lampião

Assim a gente segue a cartilha

O Sertão é a nossa maravilha

Eu amo ser um filho do Sertão.

                      VI

Sei que é o melhor lugar do mundo

O Sertão no Nordeste brasileiro

Pois não tem um lugar no estrangeiro

Que possa ser um amor tão profundo

Defendo o Sertão todo segundo

Ar puro sem haver poluição

Pra viver sem ter preocupação

Útil é igualmente uma vasilha

O Sertão é a nossa maravilha

Eu amo ser um filho do Sertão.

               Mossoró-RN, 20.03.2021

                     Ilton Gurgel, poeta.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: