quinta-feira, 8 de maio de 2014

CASARÃO DE CARAÚBAS-RN.




I

A casa de Caraúbas

É o mesmo casarão

Está na mesma esquina

E sem modificação

Com o mesmo endereço

Praça São Sebastião.

II

Casa que morei então

Da infância a juventude

Na minha fase adulta

Eu vivi só que pude

Decidi em me mudar

Tomei esta atitude.

III

Ela com seu jeito rude

Sempre no mesmo formato

O telhado é o mesmo

A vivência é de fato

Altura sem comentário

Nem precisa meu relato.

IV

Hoje vejo seu retrato

Para saudade matar

Casa velha da esquina

Que assim posso chamar

Assim ela é conhecida

Onde eu pude morar.

V

Eu ficava a conversar

Sentado lá na calçada

O povo se reunia

Parecia uma parada

Os meus pais sentavam lá

Hora boa e esperada.

VI

Era uma paz reinada

Com uma tranqüilidade

Meu pai com as brincadeiras

E tanta simplicidade

Ao lado da minha mãe

Era um amor de verdade.



VII

Naquela doce cidade

Que onde re localiza

A cada de Caraúbas

E tanto sensibiliza

Quando estou nessa cidade

Dela a gente precisa.

VIII

Todo mundo simpatiza

O seu modelo padrão

Sua forma original

E sem modificação

Pra família Gurgel

Ela é uma opção.

IX

Hoje é habitação

Da minha querida tia

Que chamamos de Tiinha

Mulher de forte energia

Tia Vanilda Gurgel

Tem enorme simpatia.

X

Vanilda é uma tia

Patriarca da família

Que reside lá na casa

Com sua simples mobília

Hospeda familiares

De Natal, Rio e Brasília...

XI

Por que a nossa família

Tradicional Gurgel

Tem enorme união

Casa um sendo fiel

Pra todos tem mais valor

Do que ouro de anel.

XII

E doce igual a um mel

Hoje a casa continua

Na esquina lá da Praça

E sempre na mesma rua

Praça São Sebastião

A mesma se acentua.

Brasília-DF, 08.05.2014.

Ilton Gurgel, poeta.

Nenhum comentário: