quarta-feira, 7 de maio de 2014

SOU UM SERTANEJO NATO




I

Sou um sertanejo nato

Disso vou me orgulhar

Eu amo ser sertanejo

E jamais quero mudar

Por que é minha raiz

Onde posso me firmar.

II

Quero sempre conservar

Toda nossa tradição

Nosso uso e costume

Nossa alimentação

E o gostoso sotaque

Que é uma atração.

III

Nosso querido Sertão

Fica no interior

Lá da região Nordeste

Onde reina o calor

Que é marca registrada

Do lugar encantador.

IV

Lugar que eu dou valor

Pois foi onde eu nasci

Passei a minha infância

Também onde aprendi

A viver naturalmente

Disso nunca esqueci.

V

No Sertão onde vivi

E tanto presenciei

Os problemas existentes

Pelos quais também passei

Eles na minha memória

Com carinho eu guardei.

VI

Única coisa que sei

Que sou sertanejo nato

Nada artificial

Vivo a vida de fato

Sinto orgulho do que sou

Por isso que eu relato.



VII

Jamais eu serei ingrato

Com minha terra natal

Um lugar que amo tanto

É o foco principal

Desse meu cotidiano

De maneira integral.

VIII

Sertão é essencial

Pra nossa sobrevivência

Nele todo sertanejo

Vive com muita decência

Em uma terra tão boa

Sem viver de aparência.

IX

O Sertão é a essência

Para a felicidade

Sua fauna e sua flora

Com a naturalidade

Onde o sertanejo vive

Na sua simplicidade.

X

Fico na ansiedade

De poder eu visitar

Meu Sertão onde nasci

Um excelente lugar

Onde a recordação

Comigo irá ficar.

XI

Sendo filho do lugar

Eu nunca vou esquecer

Que eu sou um sertanejo

E que vai prevalecer

A minha dignidade

Sempre vai permanecer.

XII

Pra todos posso dizer

Sou sertanejo também

Minha característica

Eu sei que vai muito além

Um sertanejo feliz

Sem depender de ninguém.

Brasília-DF, 07.05.2014.

Ilton Gurgel, poeta.

Nenhum comentário: