quinta-feira, 15 de setembro de 2016


CANTADOR DE VIOLA AINDA É, ARTISTA POPULAR DO MEU SERTÃO.
                      I
Hoje eu faço minha homenagem
Àquele que na hora improvisa
O verso que o mesmo realiza
Mostra que na cabeça tem bagagem
E que tem na vida boa imagem
Quando faz da arte a profissão
Trazendo pro povo a diversão
Cantando seja sentado ou em pé
Cantador de viola ainda é
Artista popular do meu Sertão.
                  II
Poeta tem tanta inteligência
Vindo de Deus a capacidade
Pra fazer a rima com lealdade
Com toda a sua experiência
Sempre tem no Sertão a existência
Daquele que só tem inspiração
Ele que tem também a proteção
De Jesus o Cristo de Nazaré
Cantador de viola ainda é
Artista popular do meu Sertão.
                    III
Muito bom quando tem a cantoria
O povo reúne pra escutar
Aplaudir e também admirar
Vendo a positiva energia
Imensa é toda a alegria
Do povo reunido no salão
Causando tanta admiração
Arranca também aplaudo até
Cantador de viola ainda é
Artista popular do meu Sertão.
                    IV
Assunto com tanta variedade
Tem mote além de tanto pedido
Atender ninguém fica excluído
Cantador faz com a simplicidade
E sem ter o prazo de validade
Cantador faz com a dedicação
Cantando tanta linda canção
E depois ele vai tomar café
Cantador de viola ainda é
Artista popular do meu Sertão.
                   V
A festa pro povo fica formada
A mesa é formada de fartura
Galinha caipira e rapadura
Buchada de bode bem cozinhada
Na brasa o cheiro da carne assada
Tem também caldo quente e pirão
O arroz de leite e macarrão
E bife feito de contra filé
 Cantador de viola ainda é
Artista popular do meu Sertão.
                   VI
Cantando o martelo a galopado
No lugar onde é mito aceito
Fazendo todo trabalho perfeito
Cantando fica muito empolgado
Tendo o trabalho recompensado
Quando faz o verso em dez mourão
Ele tem de Deus toda proteção
Trabalha com toda garra até
Cantador de viola ainda é
Artista popular do meu Sertão.
           Mossoró-RN, 15.09.2016.
                Ilton Gurgel, poeta.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: