quinta-feira, 27 de maio de 2021

 

HOJE EU VOU COMER UMA BUCHADA, E MATAR A SAUDADE DO SERTÃO

                         I

Eu que sou nobre sertanejo nato

Nunca vou esquecer minha raiz

Nosso povo é sertanejo feliz

Supera todo problema de fato

A felicidade é um retrato

Dum povo que vive em união

Muito bom nossa alimentação

Num fogão de lenha é preparada

Hoje eu vou comer uma buchada

E matar a saudade do Sertão.

                          II

A gente não esquece um segundo

Do  Sertão com todo o nosso povo

Motivo que nos causa um renovo

Sei que é o melhor do mundo

Gostando dum alimento profundo

Que vem acompanhado com pirão

Opção tem a pinga com limão

Aí sim a festa ficar formada

Hoje eu vou comer uma buchada

E matar a saudade do Sertão.

                      III

No Sertão a buchada é uma festa

É feita com o arrasto do bode

E também fazer do carneiro pode

Qualquer um o paladar se manifesta

Aquele que a comida detesta

Não sabe do sabor que tem então

A melhor comida da região

E quem não está na terra amada

Hoje eu vou comer uma buchada

E matar a saudade do Sertão.

                        IV

Produto que tem tanto derivado

E também tem muito acompanhante

Farofa de cuscuz é importante

Tem arroz e prato de escaldado

Tempero um pouco exagerado

Não esqueço também é o feijão

Chamam até buchada de criação

Petisco com ela é misturada

Hoje eu vou comer uma buchada

E matar a saudade do Sertão.

                   V

A mesa no Sertão fica composta

Buchada deixa muito o incentivo

Pro cheiro tem que ter aperitivo

Somente para a pessoa que gosta

Ao tomar precisa está disposta

Bebida é mais uma opção

O bom é comer com satisfação

E deixar a barriga saciada

Hoje eu vou comer uma buchada

E matar a saudade do Sertão.

                     VI

Muito bom a gente matar saudade

Com essa tradicional comida

Fortalece e revigora a vida

Do Sertão é especialidade

Só não é uma exclusividade

Por que tem quase em toda região

Mas aqui ela é uma tradição

Do bom gosto é mito solicitada

Hoje eu vou comer uma buchada

E matar a saudade do Sertão.

              Mossoró-RN, 27.05.2021

                    Ilton Gurgel, poeta.

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: