segunda-feira, 23 de agosto de 2021

 

ME CRIEI NO SERTÃO CUIDEIDE GADO, ISSO FOI BEM NA MINHA MOCIDADE

                            I

Eu que sou um poeta nordestino

Pois nasci e me criei no Sertão

Na vida eu fiz como opção

Foi esse escolhido o meu destino

Na roça no meu tempo de menino

Eu vivi até a maturidade

Andando com a mesma liberdade

No Sertão onde fui originado

Me criei no Sertão cuidei de gado

Isso foi bem na minha mocidade.

                         II

Bem cedo o gado eu pastorava

Para poder ele se alimentar

De toda criação sempre cuidar

Criança muito pouco eu brincava

Por todo cercado eu caminhava

Cuidando com a naturalidade

Comida existia a vontade

O gado comia sem ter gramado

Me criei no Sertão cuidei de gado

Isso foi bem na minha mocidade.

                      III

Logo quando o dia amanhecia

Já estava eu ali de prontidão

Ia eu seguir a minha missão

Missão que muito cedo eu cumpria

Aboiando todo o gado seguia

E eu com a responsabilidade

Cuidava com a mesma igualdade

Aquele rebanho acompanhado

Me criei no Sertão cuidei de gado

Isso foi bem na minha mocidade.

                    IV

Fazia muito bem para saúde

Aquele ar poro que respirava

Comia fruta que eu encontrava

Isso eu já perto da juventude

O Sertão que é chamado de rude

Não troco ele por qualquer cidade

Um lugar sem prazo de validade

Lutamos e ninguém fica cansado

Me criei no Sertão cuidei de gado

Isso foi bem na minha mocidade.

                       V

O Sertão que o melhor existia

Conviver com a nossa natureza

A flora natural é a riqueza

A fauna que a gente vivencia

Natural é a sua terapia

Para alguns talvez seja novidade

No Sertão é especialidade

Todo o rebanho sendo cuidado

Me curei no Sertão cuidei de gado

Isso foi bem na minha mocidade.

                      VI

O chocalho era a única zoada

No pescoço da vaca ele fazia

O resto era tudo calmaria

Sem ter som não havia entoada

Sendo assim a vida era tocada

Tudo com a maior sinceridade

E sair de lá não tinha vontade

Ali eu ficava realizado

Me criei no Sertão cuidei de gado

Isso foi bem na minha mocidade.

              Mossoró-RN, 23.08.2021

                   Ilton Gurgel, poeta.

                 

Nenhum comentário: