quarta-feira, 4 de agosto de 2021

 

            SIRENE E O SEU USO

               I

O assunto que comento

É de grande importância

Na vida do ser humano

Tem a significância

Sobre o uso da sirene

De imensa tolerância.

                 II

Sirene na ambulância

Chama nossa atenção

Pode servida em perigo

Também outra proporção

Bombeiro ou o SAMU

Socorrendo cidadão.

                III

Ou uma perseguição

Da polícia militar

Faz o suo da sirene

Pra ninguém atrapalhar

Prender quem tiver errado

No jeito de trabalhar.

                 IV

Uma sirene ao ligar

É sinal de um perigo

Devemos abrir espaço

Pro trajeto como digo

Com o trânsito complicado

Onde sempre me fadigo.

                V

E no verso eu prossigo

Fazendo o comentário

Sobre o uso da sirene

Que no seu itinerário

Os colégios utilizam

Avisando o horário.

              VI

Objeto necessário

De enorme serventia

Que há anos existiu

Usado no dia a dia

Pra ela comunicar

O sinal quando envia.

                 VII

Precisa de energia

Pra ela funcionar

Ou bateria de carro

Na hora que for ligar

No carro parte elétrica

Vem a mesmo acoplar.

                VIII

Nada a se comparar

O seu som é sem igual

Cada vez que escutamos

Vemos o fundamental

Algo ela anuncia

Faz o diferencial.

              IX

Com seu proporcional

O seu som dá arrepio

Pois pensamos em tragédia

A vida é por um fio

Para quem a mesma usa

É sempre um desafio.

                X

Seja calor, seja frio

A sirene está presente

Quando é acionada

Mostra ser eficiente

Vai do quadro de horário

A carregar um doente.

                XI

Acho muito inteligente

Quem a mesma inventou

Confesso que eu não sei

E nem quando começou

Pois desde quando nasci

Quem precisa a usou.

                XII

O GOOGLE já informou

Dando a informação

Só que eu não pesquisei

Pela sua precisão

Um dia qualquer eu olho

Com minha convicção.

                 Mossoró-RN, 04.08.2021

                        Ilton Gurgel, poeta,

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: