sexta-feira, 17 de junho de 2011

EXPLORAÇÃO INFANTIL

I
Hoje eu quero tratar
De um problema real
É muito preocupante
E também é radical
Exploração infantil
Que causa um grande mal.
II
Um problema social
Que atinge o Brasil
Ou qualquer parte do mundo
Com seu jeito varonil
Eu estou me referindo
Exploração infantil.
III
Jovem ainda juvenil
Ou até mesmo criança
Começa ser explorado
Problema que só avança
O que leva pra o jovem
Perder sua esperança.
IV
Sem nenhuma confiança
E também sem proteção
A criança é mandada
Trabalhar com opressão
Mandada pelo adulto
Na maior exploração.
V
Sofrendo perseguição
Ela é ameaçada
Se recusar o trabalho
Que a ela é enviada
Se sujeita a sofrer
Agressão ser espancada.
VI
A criança explorada
Ao invés de estudar
Fora da sala de aula
É mandada a trabalhar
Perdendo o seu direito
Também não pode brincar.

VII
Um quadro a lamentar
Por ele ser verdadeiro
Criança prostituir
Pra ganhar pouco dinheiro
Fato que é revoltante
Mandado por desordeiro.
VIII
Passa o dia inteiro
Pela rua trabalhando
A procura de trocado
Ela assim vai batalhando
Sem ter direito a nada
No tempo que vai passando.
IX
Ver a criança chorando
É uma cena constante
Ela é escravizada
Por pessoa arrogante
Que não vê o statuto
Por ser um ignorante.
X
Obrigada a todo instante
A fazer atividade
Fazer tarefa pesada
Sofrendo barbaridade
Acho muito revoltante
Por ter tanta crueldade.
XI
Ela perde a liberdade
E o direito que tem
Do qual não é respeitado
Ela sofre mais além
O direito de viver
A criança tem também.
XII
Eu não sei se fiz o bem
Do assunto comentar
É que vendo uma criança
Mandada pra trabalhar
Eu não cruzo os meus braços
Logo vou denunciar.
Brasília-DF, 17.06.2011.
Ilton Gurgel, poeta.

Nenhum comentário: