terça-feira, 12 de junho de 2018


O SERTÃO QUE NÓS AMAMOS
                 I
Acho muito valioso
Nosso querido Sertão
Lugar onde eu nasci
Tenho minha vocação
De morar neste lugar
Que amo de coração.
                 II
Joia desta região
Um lugar muito brilhante
Para todo sertanejo
O Sertão é importante
O nosso amor por ele
Sabemos que é constante.
                 III
Lugar muito radiante
Todo dia o sol brilha
Pra nossa felicidade
É o caminho da trilha
Um coração solidário
Sertanejo compartilha.
                IV
Brilho sem uso de pilha
Clareando a beleza
Que o nosso Sertão tem
Compondo a natureza
Os recursos naturais
Encontramos com clareza.
                 V
Sertão que a camponesa
Mostra sua alegria
Por morar num campo lindo
Onde não tem ironia
Cultivando com amor
Toda sua harmonia.
               VI
Trilha de ecologia
Pra o jovem praticar
Um passeio ecológico
E também observar
Toda a nossa beleza
Que podemos encontrar.
                VII
Tem o próprio linguajar
Chamado de dialeto
Nosso sotaque gostoso
Que jamais esse eu veto
Orgulho-me ao falar
Um sotaque tão correto.
                VIII
Sertão dum povo esperto
Que é tão descriminado
Mesmo assim o sertanejo
Nunca fica se curvado
Porque só homem de bem
Sertão é representado.
                 IX
Sertanejo é chamado
Por nome de beradeiro
Beradeiro é quem nos chama
Não conhece por inteiro
Quem tem um bom coração
Que é muito hospitaleiro.
                   X
Nosso solo brasileiro
Que o Nordeste faz parte
No Nordeste o Sertão
É uma obra de arte
Totalmente natural
Isso não tem que aparte.
                   XI
Lugar é um baluarte
Apesar de ser sofrido
Ele é muito amado
E também muito querido
Que por todo sertanejo
É o lugar preferido.
             XII
A ele atribuído
No que tudo encontramos
Pelas nossas alegrias
Do qual todos nós passamos
Assim hoje comentei
O Sertão que nós amamos.
         Mossoró-RN 11.06.2018.
              Ilton Gurgel, poeta.


                          

Nenhum comentário: