quinta-feira, 21 de junho de 2018


TENHO UM DNA NORDESTINO
                 I
 A minha bela origem
Conforme raciocino
Eu conservo no meu sangue
Desde o tempo de menino
É confirmar que eu tenho
DNA nordestino.
              II
Motivo que eu ensino
A saber valorizar
Nossa origem do Nordeste
Podemos nos orgulhar
Não vejo nada igual
Que possa se comparar.
                III
Com sangue a circular
Correndo por minha veia
Faz com que eu fique forte
Não é a tese alheia
É de nordestino nato
Que não faz nada de meia.
                 IV
Seja vila ou aldeia
Ou então no litoral
O Nordeste mostra força
Sertão é especial
As grandes cidades têm
Seu polo industrial.
               V
Registro comercial
Na sua economia
A indústria nordestina
Tem sua autonomia
Na sua eficiência
Que só cresce todo dia.
                VI
Pois o Sul nada seria
Se não fosse o Nordeste
Lá na construção civil
A mão de obra investe
Trabalhador é mais forte
E não vejo quem conteste.
                VII
Chamam de cabra da peste
O nordestino irmão
O argumento não falta
Coragem tem de montão
Pois nós somos radicais
É minha opinião.
             VIII
Nordeste tem o Sertão
Fica no interior
Que foi onde eu nasci
Por isso tenho amor
Raiz da minha origem
Por isso que dou valor.
               IX
Nordeste encantador
Pro turista brasileiro
E na alta temporada
Recebemos estrangeiro
Somos muito visitados
Por gente do mundo inteiro.
                  X
Chamam-me de beradeiro
Traduzo neste minuto
Que para quem não conhece
Beradeiro é matuto
Alguns chamam de caipira
Isso quetanto escuto.
               XI
Pelo Nordeste eu luto
Mostro sua qualidade
A beleza natural
Sem prazo de validade
O melhor lugar do mundo
Na sua realidade.
             XII
Por eu ter afinidade
Ao lugar onde nasci
Meu sangue de nordestino
O amor tanto senti
É o meu DNA
Que eu mesmo assumi.
           Mossoró-RN, 22.06.2018.
                  Ilton Gurgel, poeta.
         




Nenhum comentário: