sábado, 4 de maio de 2013

HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO MEU PAI




I

Hoje é quatro de Maio

Mostrado no calendário

Para eu e meus irmãos

Lembra um aniversário

De José Gurgel Fernandes

Faço o meu comentário.

II

Sendo o aniversário

Do meu já falecido

Seu Dezinho da Varzinha

Como era conhecido

Tinha grandes amizades

E era muito querido.

III

Em vida nos deu sentido

Pela sua criação

Gostava de ser honesto

Viveu com aptidão

Toda a nossa família

Tem a ele gratidão.

IV

Homem de bom coração

Duma coisa ele gostava

Era um dom que ele tinha

Todo mundo aceitava

Quando via uma pessoa

Logo ele apelidava.

V

Tanto nome variava

Que ficava engraçado

De veneno a alicate

Por ele era chamado

Uns 50 apelidos

Pelo meu pai foi deixado.

VI

Pois viveu e foi casado

Sempre com Dona Santinha

Que era a minha mãe

E pelo amor que tinha

Os dois juntos que viveram

E moraram na Varzinha.



VII

A vida simples que tinha

Enfrentou dificuldade

Sempre com o seu caráter

E sua dignidade

Deu exemplos para os filhos

Da sua honestidade.

VIII

Grande personalidade

Todo mundo o conhecia

Unido com minha mãe

O tempo todo vivia

Por amor ao lado dela

Tudo ele dividia.

IX

A gente obedecia

Quando ele ordenava

Montado em seu cavalo

Pelo campo ele andava

Sua famosa carroça

Com minha mãe viajava.

X

Quando aniversariava

Era a mesma alegria

Uma buchada de bode

Sempre nosso pai comia

Um pouquinho de Pitu

Com a buchada bebia.

XI

Com a minha mãe fazia

Do leite o derivado

A manteiga e o queijo

Muito bem qualificado

O creme que apurava

Com o leite desnatado.

XII

Hoje homenageado

Neste verso que traduz

Nesse seu aniversário

A lembrança nos conduz

Nossos pais que lá no Céu

Estão juntos de Jesus.

Brasília-DF, 04.05.2013.

Ilton Gurgel, poeta.





Nenhum comentário: