quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CARAÚBAS E OS SEUS NOMES DE RUAS




I

Meu amigo Everlando

Foi quem idealizou

A ele peço licença

Para o que ele falou

Sobre os nomes de ruas

Que no Face publicou.

II

Como ele registrou

Peço autorização

Pra em verso eu dizer

Com minha inspiração

Os nomes que ele disse

Dele quero a permissão.

III

Uma negociação

Totalmente aprovada

Por parte de Everlando

Sei que é autorizada

Aqui eu vou comentar

Toda a minha jornada.

IV

Caraúbas é contada

Com carinho e amor

Dos mais diversos destaques

O seu grande esplendor

Dum lugar que acontece

Cenas do interior.

V

O seu próprio morador

Batiza nome de rua

Beco Velho é um deles

Nome da verdade crua

E o Quadro da Igreja

Nome que se acentua.

VI

Sabemos que essa rua

Praça São Sebastião

Outra o Rabo da Gata

Na sua integração

E tem uma Avenida

O Alto da Estação.



VII

Tem uma composição

É um beco conhecido

Dando um dono a ele

Por ser tão atribuído

Beco Chaga do Sabão

Um nome que faz sentido.

VIII

Um lugar não esquecido

E pouco movimentada

A Rua de Zé Mocó

Ela assim é chamada

Por Rua Santos Dumont

É oficializada.

IX

Uma rua destacada

Rua da Maternidade

Seu nome oficial

Ninguém diz é a verdade

Mais um nome que nas ruas

Na cidade é alterado.

X

Não é exclusividade

Tem a Rua da Usina

Travessa de Assis Blênio

A gente raciocina

Pra chamar por esse nome

Parece que contamina.

XI

A mania nordestina

Não é só apelidar

Quando é em Caraúbas

Merece se destacar

Chamamos nomes mais fáceis

Para se localizar.

XII

Não sei se pude falar

Algumas eu esqueci

Peço as minhas desculpas

Das que eu não escrevi

Se acaso não citei

Foi por que não percebi.

Brasília-DF, 07.10.2013.

Ilton Gurgel, poeta.





Nenhum comentário: