sábado, 2 de janeiro de 2010

FATOS DE 2009

I
O ano dois mil e nove
Com os acontecimentos
Apesar dos a pesares
Ano de lindos momentos
Importantes decisões
Também com lindos eventos.
II
Passamos por seguimentos
Sempre na mesma rotina
O nosso cotidiano
Seguido na mesma sina
Cada vez mais aprendendo
O que a vida ensina.
III
A origem nordestina
Que é a minha raiz
Mais viva na minha mente
Faz com que fico feliz
Fez que em 2009
Eu virasse aprendiz.
IV
Tantas coisas no país
Que veio acontecer
Desde a crise mundial
Atingiu sem merecer
Ao melhor acontecido
Para a gente perceber.
V
Como nós podemos ver
Teve até decepção
Na política local
Uma escuilambação
Está sendo apurada
Cenas de corrupção.
VI
Mas antes nossa nação
Um grande susto passou
Foi uma realidade
Que a gente encarou
Na América do Norte
Onde tudo começou.

VII
No nosso país chegou
Parecendo assassina
Muita gente adoeceu
Com essa gripe suína
Atingiu do mais idoso
Até mais jovem menina.
VIII
Descoberta de vacina
Por doença incurável
Foi somente uma promessa
Não ficou bem estimável
Ficando só na pesquisa
Nada sendo comparável.
IX
Uma coisa intocável
Que nunca vai acabar
A bagunça na política
Sem saber onde parar
Acontece é e mostrado
Coisas de horrorizar.
X
Chega a envergonhar
Todo nosso eleitorado
Gente que vota honesto
Achando ser confiado
Pra depois o eleitor
Ser decepcionado.
XI
Mas tem resultado
Tão feio no futebol
Resultados programados
Como isca de anzol
Times servem outros times
Como claro de farol.
XII
Um ano novo em prol
Da gente se aproxima
Uma nova esperança
Que a gente se anima
Uma certeza eu tenho
É fazer a minha rima.

Brasília-DF, 01.01.2010
Ilton Gurgel, poeta.

Nenhum comentário: