sexta-feira, 27 de julho de 2018


DISTRITO DE SÃO GERALDO
                I
Quero homenagear
Neste meu verso restrito
Um lugar maravilhoso
Muito calmo e bonito
Na sua categoria
Ele ainda é distrito.
                 II
Um lugar que é bendito
Por Deus é abençoado
Dum povo acolhedor
Também muito educado
É assim que eu destaco
Distrito de São Geraldo.
                 III
Eu conheço São Geraldo
Desde o tempo de menino
E sempre admirei
Como um bom nordestino
Distrito que Léa Costa                 
Compôs o seu belo hino.
                   IV
Badaladas de um sino
Que lá na Igreja tem
Anuncia o chamado
Para não faltar ninguém
Pra qualquer atividade
Que na Igreja contém.
                 V
Admiro e quero bem
A essa comunidade
Chegando em São Geraldo
Eu me sinto à vontade
Pelo bom acolhimento
E tanta simplicidade.
               VI
É uma localidade
Implantada no Sertão
Hoje as redes sociais
Fazem a divulgação
Para o conhecimento
De toda população.
              VII
De enorme tradição
A festa da padroeira
Acontece em Agosto
Sempre da mesma maneira
Muito bem participada
Por famílias inteira.
              VIII
De uma forma certeira
Destaco seu fundador
Senhor Silvério Marinho
Pioneiro morador
Onde formou a família
Viveu com muito amor.
                  IX
Um grande batalhador
Que fez na economia
A cera de carnaúba
Silvério desenvolvia
Toda sua produção
Que a ele caberia.
                X
São Geraldo hoje em dia
Bastante desenvolveu
Lugar que seu filho ama
E sempre permaneceu
Por então acreditar
No lugar onde nasceu.
               XI
São Geraldo Deus lhe deu
Uma enorme beleza
Simples e bem natural
Eu afirmo com certeza
Distrito que hoje falo
É fruto da natureza.
               XII
Finalizo com clareza
Aqui essa homenagem
Que fiz para São Geraldo
Inspirado e com coragem
Com o seu lindo semblante
E sua linda imagem.
           Mossoró-RN, 27.07.2018.
               Ilton Gurgel, poeta.







Nenhum comentário: