terça-feira, 17 de julho de 2018


SERTÃO É MINHA ORIGINALIDADE, POR ISSO AMO TANTO ESTE LUGAR
                            I
Sou feliz por que sou um sertanejo
Sertão é meu lugar original
Eu sei que da minha terra natal
Fica no meu coração o desejo
No verso aproveito o ensejo
Para o Sertão homenagear
Tudo que nós podemos encontrar
E toda sua naturalidade
Sertão é minha originalidade
Por isso amo tanto este lugar.
                      II
Caatinga é a mata natural
Aqui tem xique xique e macambira
Enxame de abelha Jandira
Onde faz o seu mel medicinal
Coqueiro também o carnaubal
Oiticica é nascida sem plantar
Cacimba com água para tomar
O que é uma preciosidade
Sertão é minha originalidade
Por isso amo tanto este lugar.
                       III
No Sertão em noite enluarada
A gente se senta para curtir
Um claro que a paz vem transmitir
E toda a sua paz contemplada
A brisa na noite silenciada
Para o sertanejo disfrutar
A roda entre amigos conversar
Tranquilos com toda a liberdade
Sertão é minha originalidade
Por isso amo tanto este lugar.
                   IV
O café em um pano é coado
Pra tomar com batata e macaxeira
Merenda saborosa e maneira
Com queijo de coalho na grelha assado
O sabor nada de ser comparado
Com qualquer hábito alimentar
No Sertão podemos valorizar
O que tem na nossa localidade
Sertão é minha originalidade
Por isso amo tanto este lugar.
                      V
O feijão de corda tem com fartura
O arroz de leite em um fogão
Galinha caipira com o pirão
Na mesa tem a grande espessura
Coalhada, farinha e rapadura...
E cuscuz de milho para jantar
O sabor reforça o paladar
Tudo é de primeira qualidade
Sertão é minha originalidade
Por isso amo tanto este lugar.
                    VI
O Sertão de pedra tem vegetais
Um lugar muito bom pra criar bode
Lugar que todo sertanejo pode
Trabalhar e criar os animais
As vacas leiteiras que nos currais
Produzem leite pra saborear
No Sertão tudo pode aproveitar
O nosso povo tem capacidade
Sertão é minha originalidade
Por isso amo tanto este lugar.
              Mossoró-RN, 16.07.2018.
                   Ilton Gurgel, poeta.









              

Nenhum comentário: