sábado, 21 de novembro de 2009

NA VIDA EU NUNCA VI UM FUMANTE, PRA DIZER QUE TEM SAÚDE PERFEITA

I
O fumo que tanto nos prejudica
Nele tem uma forte nicotina
Que é a verdadeira assassina
Quem vende fumo não especifica
Cigarro enriquece quem fabrica
Pra matar é a fórmula perfeita
Problema que só Cristo endireita
Doença do fumo é todo instante
Na vida eu nunca vi um fumante
Pra dizer que tem saúde perfeita.
II
Cigarro é comercializado
Estraga vida do consumidor
No Brasil também no exterior
Campeão de imposto arrecadado
Por isso no mercado é encontrado
Com falsa propaganda que se ajeita
Ilude pois maquia e confeita
Para ter o consumo exorbitante
Na vida eu nunca vi um fumante
Pra dizer que tem saúde perfeita.
III
Quando o fumante dá as tragadas
Fumaça provoca alterações
Vítima com o Câncer nos pulmões
Outras mais partes que são atacadas
Bexiga e nos rins são encontradas
Outro mais câncer no corpo ajeita
Pra sair é uma porta estreita
E lutar contra o fumo ser constante
Na vida eu nunca vi um fumante
Pra dizer que tem saúde perfeita.
IV
Este é um problema social
Que pela maioria é atingida
Fumante tirando a própria vida
Aumenta a pressão arterial
Pâncreas, intestino é ideal
Para a doença ser bem perfeita
Fumante com câncer povo rejeita
Destruir a vida como rasante
Na vida eu nunca vi um fumante
Pra dizer que tem saúde perfeita.

V
Fumante também é prejudicado
Com ele tem gastrite e depressão
AVT e também no coração
Falo assim pois não exagerado
Fumante é fácil ficar gripado
E sabe que sua morte aceita
Pra tratar ele sempre o rejeita
Mostrando o vício ignorante
Na vida eu nunca vi um fumante
Pra dizer que tem saúde perfeita.
VI
E assim quis apenas alertar
Por isso tomei esta atitude
Pra falara do fumo e da saúde
Saúde vem em primeiro lugar
Hábito que devia acabar
Pois tomar uma atitude direita
A nossa população é quem aceita
Acha até não fumar ato brilhante
Na vida eu nunca vi um fumante
Pra dizer que tem saúde perfeita.

Brasília-DF, 21.11.2009
Ilton Gurgel, poeta.

Nenhum comentário: