terça-feira, 15 de janeiro de 2013

EU JAMAIS ESQUECI MINHA RAIZ, DO SERTÃO ONDE FUI ORIGINADO.




I

Eu nasci no Nordeste brasileiro

No Sertão conhecido pela fama

Na terra que tanto a gente ama

Em lugar considero o primeiro

E jamais me senti prisioneiro

Do Sertão que é bem conceituado

Por isso que sou privilegiado

E também me considero feliz

Eu jamais esqueci minha raiz

Do Sertão onde fui originado.

II

O Sertão com sua seca floresta

Sofredor pela falta de inverno

Sempre foi e será muito moderno

Conserva todo costume e festa

A crença no povo se manifesta

Em cada sertanejo tão honrado

Sertão que é muito abençoado

É lindo como todo mundo diz

Eu jamais esqueci minha raiz

Do Sertão onde fui originado.

III

A seca é a marca registrada

Mas também com inverno tem fartura

Ele que tem sua boa postura

Tendo a posição qualificada

Quando tem a sua terra molhada

Morador fica muito animado

Preparar e plantar no seu roçado

E colher como sempre esse quis

Eu jamais esqueci minha raiz

Do Sertão onde fui originado.

IV

No Sertão nós vemos a alegria

Apesar de haver o sofrimento

Superar todo difícil momento

Todos nós temos a autonomia

Precisa apenas sabedoria

Para ver o quadro modificado

Encarar todo trabalho pesado

Defender o Sertão eu sempre fiz

Eu jamais esqueci minha raiz

Do Sertão onde fui originado.



V

Espécie de tipos de animais

São raros por causa do caçador

Que mata os bichos sem ter amor

Práticas deles não acho legais

Deixando tanto problemas reais

Tem mocó e peba assassinado

O preá já não é mais encontrado

Rouxinol, asa branca e gorduniz

Eu jamais esqueci minha raiz

Do Sertão onde fui originado.

VI

Esta é a minha opinião

E também quase todo sertanejo

No sangue que circula o desejo

De amar e honrar nosso Sertão

Lugar que é de grande tradição

Por isso merece ser respeitado

No Sertão o melhor é encontrado

Ele é o melhor desse País

Eu jamais esqueci minha raiz

Do Sertão onde fui originado.

Brasília-DF, 15.01.2013.

Ilton Gurgel, poeta.























Nenhum comentário: