quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A MENTIRA É UMA ENFERMIDADE, NA VIDA PRECISA DE SER CURADA

I
Na vida muitas coisas a gente passa
Nela tem boas e desagradáveis
Algumas são doenças incuráveis
E outras que na vida ameaça
Tem uma que atinge qualquer raça
Ficando a verdade ameaçada
Muito ruim quando ela é praticada
Pois nela não existe a verdade
A mentira é uma enfermidade
Na vida precisa de ser curada.
II
Mentira só traz a destruição
Com ela não dá para acreditar
Sem saber quando escuto o falar
Se puder eu acreditar ou não
Pra depois vir nossa decepção
Deixando a verdade ameaçada
Quem mente nunca eu espero nada
Pois vejo na mentira a maldade
A mentira é uma enfermidade
Na vida precisa de ser curada.
III
O mentir é um ato muito feio
Vergonha sabe que posso sentir
Em saber quando a pessoa mentir
A gente corta logo pelo meio
Muito ruim ficamos meio alheio
E não crer nunca nesse camarada
Tão feio a mentira é praticada
Não ouvir é toda nossa vontade
A mentira é uma enfermidade
Na vida precisa de ser curada.
IV
Já nem sei se posso acreditar
Ouvindo conversa de mentiroso
Muito ruim que possa ficar famoso
Tão banal e também muito vulgar
Mentiroso eu procuro evitar
Conversa com ele será cortada
Precisa a pessoa ser cuidada
Pra poder cair na realidade
A mentira é uma enfermidade
Na vida precisa de ser curada.

V
A mentira enraíza pra valer
Na vida do povo só prejudica
Pois mentir nada o que justifica
Destruir onde ela for bater
Sem saber o que vai acontecer
Quem mente joga a sua cilada
Para ver a pessoa enganada
Eu acho uma imoralidade
A mentira é uma enfermidade
Na vida precisa de ser curada.
VI
E assim pessoal eu aconselho
A gente que nunca deva mentir
E também que nunca possa servir
Exemplo para a gente um espelho
Quem mente pra mim fica no vermelho
Na verdade a mentira é esbarrada
A mente que precisa ser tratada
Pra curar o certo é a verdade
A mentira é uma enfermidade
Na vida precisa de ser curada.


Brasília-DF, 05.08.2009
Ilton Gurgel, poeta.

Nenhum comentário: