sábado, 27 de setembro de 2008

MENSAGEM PARA OS MENTIROSOS
I
O que eu vou escrever
É somente pra contar
Mesmo tempo transmitir
O leitor vai comparar
A pessoa mentirosa
Ninguém pode acreditar.
II
Eu não posso confiar
Em quem mente para mim
Quando escuto uma mentira
Eu acho muito ruim
Só por causa da mentira
O mundo vive assim.
III
Pessoa que diz o sim
E por traz responde não
Procurando enganar
Fazer uma traição
Seu esporte é a mentira
Causa apavoração.
IV
É uma ingratidão
Digo com honestidade
A pessoa mentirosa
Que não fala a verdade
Se destrói rapidamente
Vive com a falsidade.
V
Pessoa sem qualidade
Mal caráter o que resta
O povo não acredita
Na pessoa não honesta
Fica igual um bagunceiro
Que bagunça em uma festa.
VI
Já sabemos que não presta
A pessoa que mentir
Que não vida não é nada
E nem pode progredir
Com conversas mentirosas
Não dá nem pra conferir.
VII
Quando a gente vai ouvir
A conversa de quem mente
Fica sem acreditar
Quase meio inconsciente
Só por causa da mentira
Que engana a toda gente.
VIII
Mentiroso impertinente
Agora eu vou falar
Da pessoa que não mente
Podemos acreditar
Essa pode dizer tudo
E a gente confiar.
IX
Também posso relatar
Quem mente por vaidade
Mentido só por prazer
De fazer a crueldade
Digo que o mentiroso
Sem responsabilidade.
X
Eu não quero amizade
Com o cara mentiroso
Pois nele não acredito
Um grande audacioso
Quem mente para viver
Não passa de um medroso.
XI
É porque o mentiroso
Eu lhe disse como é
Escrevi nesta mensagem
Digo mais um pouco até
Uma classe que não presta
Nela nós não temos fé.
XII
Termino o verso de pé
Agora posso sorrir
Dizer para o leitor
Que nunca queira mentir
Fale sempre a verdade
Também viva sem fingir.

Caraúbas-RN, 05.10.1982
Ilton Gurgel, poeta.

Nenhum comentário: