sexta-feira, 22 de abril de 2016


EU SEI QUE SERTANEJO É SOFREDOR, COM GARRA SUPERA DIFICULDADE.

                           I

No Sertão tudo é dificultoso

Quando tem uma seca prolongada

Sertanejo que tem dura jornada

Trabalha porque não é preguiçoso

Da luta que enfrenta é famoso

E vence com sua capacidade

Por que tem coragem e a vontade

De lutar por que é trabalhador

Eu sei que sertanejo é sofredor

Com garra supera dificuldade.

                        II

Na vida todo mundo quer vencer

No dia que enfrenta uma batalha

Sertanejo conquista uma medalha

Com orgulho no peito vem trazer

Desistir não está no seu querer

Porque tem coragem e lealdade

Pro Sertão que o ama de verdade

Pra lutar só aumenta o amor

Eu sei que sertanejo é sofredor

Com garra supera dificuldade.

                     III

Começa quando ainda é criança

E depois passa pela adolescência

Batalha que é uma consequência

Até a idade que nele avança

Trabalha sem perder a esperança

Pra ele ter sua finalidade

O Sertão é a exclusividade

Mostrando para o mundo o penhor

Eu sei que sertanejo é sofredor

Com garra supera dificuldade.

                      IV

Por amor ele vive no Sertão

Sendo o lugar onde ele nasceu

E com todo problema conviveu

Fato que ocorre na região

Da terra ele tem o ganha pão

Vivendo com a total liberdade

Na terra tem sua privacidade

Homem que é grande batalhador

Eu sei que sertanejo é sofredor

Com garra supera dificuldade.

                      V

Assim é o Nordeste brasileiro

No Sertão onde é mais atingido

Esse que do governo é esquecido

Sabe que sofre o tempo inteiro

Vivendo numa terra sem dinheiro

Ocorre o campo e na cidade

Ele que passa por necessidade

Enfrenta um sol quente e calor

Eu sei que sertanejo é sofredor

Com garra supera dificuldade.

                     VI

Somente Deus quem pode socorrer

Na hora que boa chuva mandar

Para que tudo possa melhorar

E não ter no Sertão tanto sofrer

E também para poder atender

Problema de tanta intensidade

Só em Deus a confiabilidade

Ele é nosso grande criador

Eu sei que sertanejo é sofredor

Com garra supera dificuldade.

        Mossoró-RN, 22.04.2016.

              Ilton Gurgel, poeta.

 

 

Nenhum comentário: