terça-feira, 29 de julho de 2008

COM A INFLAÇÃO VONTANDO, EU FICO PREOCUPADO
I
Um gigante adormecido
Muito tempo atormentou
O salário atropelou
Parecia está sumido
Não acho um bom partido
Para o assalariado
Com salário congelado
E os preços aumentando
Com a inflação voltando
Eu fico preocupado.
II
E o tal do empresário
Embutindo a inflação
Faz a falsa promoção
Pra pegar nosso salário
Quando chega o horário
Entro no supermercado
Vejo o preço remarcado
O dinheiro acabando
Com a inflação voltando
Eu fico preocupado.
III
Muito caro o feijão
E todos os cereais
A carne dos animais
Aumenta a inflação
Farinha e macarrão
E produto enlatado
Alimento congelado
Estamos observando
Com a inflação voltando
Eu fico preocupado.
IV
Sobe água e energia
Condomínio e aluguel
Comer pizza e pastel
É coisa pra burguesia
Preços sobem todo dia
Dentro e fora do mercado
O preço multiplicado
Com a máquina somando
Com a inflação voltando
Eu fico preocupado.
V
Alguém tenta abafar
Com todo o meu respeito
Mas ninguém pode dá jeito
Como é que vai frear
Sem ninguém para explicar
Eu fico envergonhado
Vejo o cheque estourado
O salário afundando
Com a inflação voltando
Eu fico preocupado.
VI
Passa na televisão
Também leio nos jornais
Os preços dos vegetais
Do queijo, leite e do pão
Margarina e requeijão
Ruim de ser mastigado
Com salário ultrapassado
O trabalhador ralando
Com a inflação voltando
Eu fico preocupado.

Brasília-DF, 28.07.2008
Ilton Gurgel, poeta.

Nenhum comentário: