sábado, 16 de agosto de 2008

FASE DO ADOLESCENTE
I
Com todo o meu respeito
Com a minha simpatia
Inspiração de poeta
Para escrever poesia
Aqui eu peço licença
Para falar neste dia.
II
Pois que ler esta poesia
Talvez concorde comigo
O assunto que relato
Acho ser um bom artigo
O jovem que não gostar
Merece um bom castigo.
III
Da classe eu sou amigo
Maioria eu conheço
Falar sobre a juventude
Tempo que eu não esqueço
Fase que eu já passei
Não foi bem o meu começo.
IV
Do jovem eu não esqueço
Falo do adolescente
Fase depois de criança
Pouco ainda inconsciente
A formação na cabeça
Fama de inteligente.
V
Hoje o adolescente
Só sabe falar gritando
Quando encontra sua turma
A gíria já vai falando
Sua comunicação
Fico só observando.
VI
Parece está remando
Numa água infinita
Brincando encara a vida
Atitude esquisita
Tudo acho diferente
A vida da classe agita.
VII
Essa idade bendita
Que é a adolescência
Como disse já passei
Isso eu tenho consciência
No tempo que fui um deles
Com a minha aparência.
VIII
Tem a sua preferência
Pelo gosto musical
Cada um ouve o estilo
Desde que ache legal
Poucos preferem ouvir
O estilo cultural.
IX
Uma fase especial
Para a gente observar
Pois é sua formação
Época de educar
Chamar o adolescente
Com ele dialogar.
X
Ver que tem que encarar
Tudo não é brincadeira
Mostrar personalidade
E nunca fazer besteira
Quando essa fase passar
Vai lembrar a vida inteira.
XI
Falei aqui de primeira
Da fase de uma vida
Considero fase boa
Essa fica inesquecida
O que pensa e o que faz
Nunca deve ser perdida.
XII
Falei sobre uma vida
Pra eles marco de glória
O jovem adolescente
Com uma viva memória
Desculpe quem não gostou
Ao ouvir esta história.

Brasília-DF, 23.08.1997
Ilton Gurgel, poeta.

Nenhum comentário: