sexta-feira, 1 de agosto de 2008

BIOGRAFIA DE ILTON GURGEL
I
Pra quem gosta do cordel
Amante da poesia
E lê o verso rimado
Pois rima traz alegria
Vou dizer neste poema
A minha biografia.
II
Eu começo neste dia
Falando neste cordel
De toda minha origem
Escrita neste papel
Poeta e escritor
Chamado Ilton Gurgel.
III
Sou um poeta fiel
Filho de Dona Santinha
O meu pai era Dezinho
Que morava na Varzinha
Lá vivia a família
Nunca vivia sozinha.
IV
Fui criado na Varzinha
Brincando com aruá
Comendo carne de bode
Com farofa de preá
E as vezes no açude
Pescava com landuá.
V
Da infância para cá
Cassava com baladeira
Leite cru lá no curral
Eu tomava na carreira
Cuidava dos animais
E fazia brincadeira.
VI
Brincava na capoeira
O gado eu pastorava
Pra mim era diversão
Enquanto ele pastava
Botar água em ancoreta
As vezes eu carregava.
VII
Na cidade eu estudava
Era uma luta humana
Rezando para chegar
Logo o fim de semana
Pra ir para a Varzinha
Comer manga e banana.
VIII
Brincava na cajarana
Eu andava num jumento
Tinha por nome “Rochinho”
Quando em certo momento
O jumento se acoava
Era o maior sofrimento.
IX
E assim passei momento
Até minha juventude
Um exemplo de católico
Com a minha atitude
Trabalhando no comércio
Tive a minha virtude.
X
E depois da juventude
Em Brasília fui morar
Numa vida agitada
Correndo pra trabalhar
E a bela dama Sandra
Escolhi para casar.
XI
Duas filhas a gerar
Eu vou seguindo na vida
Hoje com duas herdeiras
E a esposa querida
Morando no meu Ap.
Numa vida inesquecida.
XII
Até hoje minha vida
No momento relatei
Como foi Ilton Gurgel
foi tudo que eu lembrei
só falta o meu futuro
como vai ser eu não sei.


Brasília-DF, 01.08.2008
Ilton Gurgel, poeta.

Nenhum comentário: