sexta-feira, 29 de agosto de 2008

SACRAMENTOS DA IGREJA
I
Nossa Igreja católica
Também tem seus mandamentos
Ordens para obedecer
Conforme ensinamentos
Dentro da religião
Nós temos os sacramentos.
II
São lindos esses momentos
Uns fazem festa até
Eles que foram deixados
Por Jesus de Nazaré
São os nossos sacramentos
Fortalece a nossa fé.
III
Da vivência na fé
Aqui eu vou destacar
São todos os sacramentos
Para a gente praticar
Conforme obediência
Que a Igreja mandar.
IV
Eu começo a citar
O primeiro Sacramento
Para nós é o BATISMO
Importante esse momento
O pecado original
Finda com este evento.
V
E tem o confirmamento
O segundo digo então
A Igreja chama CRISMA
Apenas por opção
Na Bíblia está escrito
Chamado CONFIRMAÇÃO.
VI
E agora meu irmão
Falo aqui nesta poesia
O terceiro Sacramento
Que devemos todo dia
Receber em nossa vida
Que é a EUCARISTIA.
VII
O quarto com alegria
Falo aqui de coração
destaco nesta estrofe
Digo na publicação
Ele é a PENITÊNCIA
Ou RECONSILIAÇÃO.
VIII
Outro Sacramento então
Falo aqui nestes termos
Ele é feito pelo Padre
Dele não somos sobermos
É o quinto Sacramento
É a UNÇÃO DOS ENFERMOS.
IX
E da unção dos enfermos
O sexto eu vou falar
É um Sacramento bom
Merece se destacar
É o Sacramento ORDEM
Devemos vivenciar.
X
Último vou relatar
Sétimo é destacado
Este é o mais importante
E também mais respeitado
O famoso MATRIMÔNIO
Que é muito praticado.
XI
Sacramento respeitado
Todos sete eu falei
Do primeiro ao último
Em ordem eu destaquei
E a sua importância
No meu verso comentei.
XII
Pelo que eu expliquei
Como é bom o Sacramento
É a vontade de Deus
Pra nosso entendimento
Começa do batizado
Vai até o casamento.

Brasília-DF, 28.08.2008
Ilton Gurgel, poeta.

Nenhum comentário: